Governo do Estado

sexta-feira, fevereiro 16, 2018

Policiais da 'Maria da Penha' fazem intercâmbio em Londres


Três integrantes da 'Operação Ronda Maria da Penha' da Polícia Militar viajam, neste sábado (17), para a Inglaterra, com o objetivo de trocarem experiências e socializarem práticas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher, com a Polícia Metropolitana de Londres.

Resultado de uma parceria da Embaixada Britânica com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e do Governo do Estado da Bahia, o intercâmbio é destinado a policiais envolvidos em iniciativas de enfrentamento à violência contra as mulheres no Brasil, reconhecidas em 2017 com o selo do FBSP e apoio do Instituto Avon.


Em 2017, a 'Ronda Maria da Penha' ganhou o Selo Boas Práticas FBSP, em São Paulo, com o projeto 'Ronda para Homens', ação preventiva voltada para a conscientização do público masculino (civis e militares) e que, desde 2016, já capacitou 400 pessoas sobre todos os tipos de violência contra a mulher.
Além da comandante da 'Operação Ronda Maria da Penha', major Denice Santiago, viajam o sargento Djair Moura e o cabo Ademílson Cirqueira, que participam do projeto 'Ronda para Homens'.

É fascinante a possibilidade de exportar a atuação da 'Ronda Maria da Penha' no enfrentamento à violência contra a mulher. Faremos palestras para grupos de estudantes com essa linha de pesquisa e aprenderemos como a polícia de Londres trata o assunto”, destacou a major Denice.

A Polícia Militar da Bahia foi a única do país contemplada com o selo. Outros dois projetos, que foram incluídos no intercâmbio são da Polícia Técnica de Mato Grosso e da Polícia Civil do Piauí.

A programação do intercâmbio, que segue até 25 de fevereiro, contará com visitas técnicas à Polícia Metropolitana de Londres, bem como à sua sede a New Scotland Yard, além de organizações não governamentais como a Sexual Assault Referral Centres (SARC), a Child and Woman Abuse Studies Unit (CWASU), entre outras.


Nenhum comentário: