Governo do Estado

quinta-feira, janeiro 05, 2012

Segurança Pública: Moradores de Nova Soure pedem socorro

Situada no sertão baiano, distante 193 km de Salvador, o município de Nova Soure vive o drama da insegurança. A exemplo de tantas outras localidades da Bahia, Nova Soure apresenta, proporcionalmente em comparação a outras cidades do interior, um índice de violência altíssimo, deixando a comunidade sobressaltada. Muitas pessoas têm deixado de sair de casa à noite – e até durante o dia – com medo de serem assaltadas. Enquanto isso, as autoridade do setor nada fazem, não por falta de disposição pessoal, mas pela inércia do Estado. “Estamos entregues à própria sorte, rezando para não ser a próxima vítima”, sintetizou um morador, que pediu para não ser identificado.
Reuniões para discutir a Segurança Pública no Município, más até agora nada resolvido

Devido ao descaso do Estado, alguns segmentos organizados de Nova Soure começaram a se articular no sentido de cobrar das autoridades ações urgentes visando proporcionar segurança na cidade, que já não suporta mais o crescente índice da violência. Para se ter uma idéia, a Polícia Civil local tem registrado inúmeras ocorrências de assaltos (principalmente no comércio), furtos qualificados, arrombamentos diversos, além de crimes de morte.
A Camara de Veradores realizou reuniões para discutir a Segurança Pública

Cansados (ou melhor, receosos de novas ocorrências brutais), comerciantes de Nova Soure se mobilizaram para tentar reverter o quadro atual de insegurança na cidade, chegando a ponto de recorrem ao juiz da Comarca local, Marcelo Luiz Santos Freitas, quando solicitaram uma reunião com o Conselho Comunitário de Segurança Pública do município, realizada no dia 19 de dezembro de 2011, na Câmara Municipal. Lá, os empresários reivindicaram uma ação rápida e eficaz de combate à violência.

A Camara de Veradores realizou reuniões para discutir a Segurança Pública


As principais propostas apresentadas na reunião foram o aumento do efetivo de policiais (hoje só conta um quadro de um delegado, um escrivão e um agente, em gozo de férias, e quatro policiais militares, dois por plantão), viaturas (só tem uma), a criação da Guarda Municipal, a instalação de câmeras no comércio, reavaliação da infra-estrutura da Delegacia de Polícia de Nova Soure, abrangendo estrutura física, políticas de combate às drogas, entre outras ações emergenciais.
A maladragem em Nova Soure corre solta pelas ruas do Centro da Cidade

A preocupação com a violência está estampada no semblante de cada morador e até dos próprios representantes da lei na cidade, a exemplo do sargento PM Rasteli. Segundo ele, os índices de violência em Nova Soure são alarmantes. Observa as defasagens do sistema e a falta de mecanismos de ação de segurança. Rasteli chegou a criar, por iniciativa própria, a Guarda Mirim, cujo projeto foi premiado pelo governo do Estado.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ítalo Góes Santos, externou sua indignação com a situação da segurança pública na cidade, a ponto de afirmar que “a nossa segurança está entregue as baratas”.

Por sua vez, o delegado José Renato Flores da Cunha criticou as atuais condições de funcionamento da Delegacia de Polícia e o quadro reduzidíssimo de agentes. Ele revelou que está sendo obrigado a cobrir o plantão nos finais de semana na delegacia por falta de substituto. E mais: devido à falta de funcionários na delegacia, muitas vezes, serve café aos presos. Segundo ele, são necessários, pelo menos, quatro investigadores para atender a demanda. “A estrutura é caótica”, completou o delegado.

O vereador Geraldo Biscarde Júnior (Geraldinho) propôs uma nova reunião, desta vez, contando cm a presença do governador Jacques Wagner, deputados estaduais, além do prefeito José Arivaldo (Ari) e comerciantes, visando proporcionar maior segurança à comunidade. Por fim, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Soure, Marcelo Araújo, ressaltou a importância da reunião, gerando propostas importantes em prol da sociedade. “Segurança hoje é tão importante quanto saúde e educação”, concluiu.

Por Reginaldo Santos

13 comentários:

Mané do Brasil disse...

O correto, é liberar o porte de arma para o cidadao. se todo mundo andar armado, o bandido pensa duas vezes antes de roubar. Por isso, que fui contra o desarmamento, o "poder" público, é negligente, incopetente e mercenários.

Anônimo disse...

O certo éo prefeitinho ari proucurar as providencias para a cidade e não ficar colocando festas perto das eleiçoes pra ganhar voto, isso é um abssurdo, nova soure está ficando parecida com cidades grandes, e o prefeito de proucurar colocar mais policiamento fica imventando festa, só porque esta perto da politica, ele podia era tomar um pouco de vergonha, fui em nova soure fim de ano, só ouvi comentarios de assaltos, uma cidade com mais de 24 mil abitantes, só com 4 policiais militares, meu Deus já vi que minha terra não tem um pingo de sorte, não entra uma autoridade pra melhorar quando melhora em algumas coisas piora em outras que o povo mais necessita,,.antes os cadadoes de nova soure podiam dormir com portas abertas, hoje tem que ser trancada e ainda escorar algo na porta, que abssurdo 4 policiais pra tomar conta de uma cidade..Meus Deus, está entregue as baratas mesmo.

fernando de nova soure disse...

Só agora em 2012 “os representantes do povo”, os vereadores e o prefeito, de Nova Soure, estão preocupado com o descaso da segurança publica no município, realmente os vereadores bem como o prefeito pensa que nós cidadãos somos idiotas, temos que da a resposta nas urnas tirando todos esses corruptos do poder.

justiça feita disse...

vamos manda uma equipe de moto morte em nova sores fica tranquilo ja esta saindo de feira duas equipe?

mayra disse...

TÁ IGUAL QUEIMADAS-BA ENTREGUE AS MOSCAS AQUI 10 HOMICIDIOS PRATICADOS POR MOTOQUEIROS E A DROGA ROLA SOLTA ... NINGUEM FAZ NADA
HNINGUEM SAI MAS DE CASA

Anônimo disse...

NÓS, PROFESSORES DE NOVA SOURE ESTAMOS VIVENDO OS PIORES TEMPOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO DO NOSSO MUNICÍPIO. NUNCA FOMOS TRATADOS COM TANTO DESPREZO, AGORA MAIS UMA VEZ PRECISAMOS APELAR PARA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA COBRARMOS O QUE É NOSSO POR DIREITO.ATÉ O PRESENTE MOMENTO NÃO RECEBEMOS O NOSSO TERÇO DE FÉRIAS E QUANDO PERGUNTAMOS QUANDO VAMOS RECEBER, A RESPOSTA QUE OBTEMOS É : QUANDO O TAL PREFEITO QUISER.É ASSIM QUE ELE TEM AMOR E RESPEITO POR NOSSA TERRA?É ASSIM QUE ELE QUER SE ELEGER MAIS UMA VEZ? ELE DEVERIA SE CANDITAR ERA COMO O PIOR DE TODOS OS TEMPOS , O QUE MELHOR MAQUEIOU A CIDADE PARA OS VISITANTES SAIREM COM UMA BOA IMPRESSÃO. AGORA ANDA DE BAR EM BAR PAGANDO CACHAÇA PARA O POVO.SERÁ QUE ELE PENSA QUE O POVO SE VENDE POR CACHAÇA? A RESPOSTA ELE TERÁ NAS URNAS.
PAGUE O QUE É NOSSO PREFEITO!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Parece até mesmo uma piada, o Conselho Comunitário de Segurança de Nova Soure está cobrando a participação da comunidade nas reuniões e fala como se a mesma fosse culpada pela violência. Eu pergunto ao Presidente do Conselho de Segurança de o prefeito Ari estava presente na reunião do dia 19/12/2011 na Câmara de Vereadores? Sendo que o mesmo é a autoridade mãxima e do município e que deveria está presente a reunião apresentado propostas para solucionar o problema da falta de segurança. O que o mesmo tem feito junto ao Governo do Estado, uma vez que o mesmo é o representante do povo de Nova Soure? è fácil contratar empresa de segurança para através do uso da força impedir o professor Zé Domingo de entrar na Escola ( Centro Educacional Professora Maria Ferreira da Silva,fato ocorrido no dia 30/09/2011,quando o prefeito usando dé atitudes anti- democrática.Para punir o cidadão de bem o prefeito dabe fazer bem feito, agora já para coibir os marginais de assaltarem os comerciantes e o povo maravilhosos do Soure não mexe uma palha.Prefeito mostra tua cara, procura os deputados que o senhor apoiou, os mesmos tiveram expressiva votação no Soure, seja humilde.Queremos segurança já

Anônimo disse...

eu não vou nem mais fala nada,
o sr. prefeito de nova soure quer colocar a culpa em cima do governo do estado mais pelo que eu sei e dever do gestor cobrar e solicitar do estado o recurso humano pois sabemos que o estado colocou nas ruas o ano passado mais de 14 mil homens sem conta que o patio esta cheios de carros e moto disponível, mais o prefeito prefere usar a influencia politica que tem com Marcelo nilo e Jose Carlos Araujo para compra desembargadores para se manter no cargo enquanto a cidade esta largada depois dizem que nova soure esta entre as 100 melhores administração do pais como ? viva aqui pra saber a realidade

Anônimo disse...

O PREFEITO DE NOVA SOURE ESTÁ TÃO PREOCUPADO COM ESSE ELEVADO INDICE DE VIOLÊNCIA QUE ESTÁ REALIZANDO O MELANFOLIA OU SEJA O PRIMEIRO MICARETA DA MELANCIA EM CIMA DE UMA ESTRADA DE CASCALHO COM UM BANDO DE ... PARA SE DIVERTIREM AS CUSTAS DO DINHEIRO PÚBLICO, ONDE O PRINCIPAL PSF (POSTO DE SAÚDE) DESTA LOCALIDADE NUNCA FUNCIONOU. MAS ENQUANTO FORMOS MANÉ SEREMOS SEMPRE...

Anônimo disse...

EU SEI QUE SEGURANÇA PÚBLICA É DE COMPETÊNCIA DO ESTADO, MAS QUE DIANTE DO QUADRO ATUAL O PREFEITO SE MOBILIZE CANALIZANDO SUAS INFLUENCIAS POLITICAS PARA RESOLVER ESSA SITUAÇÃO, POIS A POPULAÇÃO JÁ NÃO SUPORTA CONVIVER COM TANTA VIOLÊNCIA. LOGO, PERCEBO QUE ESTE PREFEITO NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA ESSA SITUAÇÃO FOI HOUVE UMA FESTA DE FINAL DE ANO COM UM CONTIGENTE DE POLICIAIS MUITO ABAIXO DO ESPERADO PARA O NÚMERO DE PESSOAS PRESENTES E SOMENTE TEM RECURSOS PARA REALIZAR EVENTOS DA VELHA POLITICA PÃO E CIRCO MAS COMBATER NA BASE OS PROBLEMAS ELA NÃO GOSTA SOMENTE VENDER ILUSÕES QUE NOVA SOURE ESTÁ MARAVILHOSA

Anônimo disse...

Triste essa situação da falta de segurança em Nova Soure. O pior é que as autoridades não fazem nada para reverter a situação. O povo só é lembrado na hora do voto. Isso é uma vergonha a população de Nova Soure não merece passar por uma situação dessa. Esse povo maravilhoso e tão sofrido e carente. Esperamos que o prefeito Ari entre em contato com o Governador Wagner e com o Deputado Estadual marcelo Nilo( mais votado no Soure)para conseguir mais viaturas e aumentar o contigentes de policiais.

Anônimo disse...

É LAMENTÁVEL, MAS O QUE PODEMOS ESPERAR DE UM GESTOR QUE NÃO RESPEITA E NÃO PRIORIZA A EDUCAÇÃO E APENAS SATISFAZ SUA VAIDADE E DE SEUS SÚDITOS E NÃO TEM NENHUMA NOÇÃO DE GESTÃO PÚBLICA, POIS PENSA QUE O PATRIMONIO PÚBLICO É DELE E DE SEUS SEGUIDORES.
PODEMOS ESPERAR A VIOLÊNCIA, ARROGÂNCIA, MANIPULAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, ETC. VEJA QUE ESSE MODELO É IGUALZINHO AOS DITADORES QUE RECENTEMENTE VEM PASSANDO NA GRANDE MÍDIA.

professor disse...

nenhum policial que ser lotado em Nova Soure, por falta de estrutura dos predios "delegacia e PM" e equipamentos"viaturas,radios comunicadorers,coletes balisticos e armamentos", todos os dias os ladões de banco estão mais ousados e invadindo cidades espero que quando eles vierem em Nova Soure, antes de passarem na delegacia e PM, passem na casa do prefeito Ari,e coloque ele em cima da camionete que geralmente os bandidos usam nos assaltos.